A serviço da Terra Natal « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

A serviço da Terra Natal



Por Dante Lima,

Certa ocasião, eu morava ainda em Salvador, quando me encontrei com um prefeito de Mundo Novo que me admoestou: “Você precisa ir prá Mundo Novo, vá para a sua terra, ela está precisando de seus conhecimentos. Vá para lá, candidate-se a vereador ou a prefeito e passe a trabalhar por sua terra. Ou você é daqueles que preferem ficar ‘por fora’, criticando?”

De maneira mais discreta, pois sem destinatário declarado, já ouvi, depois disso, outras críticas no mesmo sentido. É que, para muitas pessoas, a única maneira de servir à coletividade é através do processo eleitoral. Além do mais, a crítica lhes é bastante penosa e preocupante, ainda que honesta.

Mas, há muitas maneiras de se prestar serviços à coletividade. A crítica, desde que sincera á uma delas. Vocês assistiram às últimas sessões de nossa Câmara de Vereadores? Notaram a diferença de comportamento, o decoro? Isso não foi consequência das críticas maciças que lhe fez o eleitorado? Então a crítica é uma das maneiras de servir-se à terra natal.

Também, em Mundo Novo, temos dentre outros, dois exemplos clássicos de que se pode trabalhar e muito pela coletividade sem necessidade de submeter-se à ‘via crucis’ da corrida eleitoral. Vários prefeitos lutaram para levar um hotel para Mundo Novo. Não conseguiram. Pois bem, um cidadão modesto, com recursos próprios, sem nunca ter sido vereador ou prefeito, nos deu um belíssimo prédio hoteleiro nos livrando das desconfortáveis pensões então existentes. Querem outro exemplo? Outro cidadão mundo-novense, calejando as próprias mãos capinando o Monte da Santa Cruz, o transformou numa belíssima atração turística da cidade. Também ele, debaixo de um sol inclemente, usou dos mesmos recursos para nos doar a Praça do Descobrimento, fixando ali o marco zero, numa tocante homenagem a nosso descobridor e a seus descendentes, perpetuando assim a História de Mundo Novo. Está ele agora, também, lutando pela restauração do Cine Teatro Oliveira Brito que as autoridades deixaram que estranhos o destruíssem.

Portando, vamos parar com essa história de censurar os que criticam os políticos de Mundo Novo. Aliás, em mais de uma enquete nacional, ficou comprovado que a classe política é a mais desgastada do Brasil, o que leva muitos justos a pagarem pelos pecadores.

Então, vamos ser mais humildes e admitir nossos erros. Vamos aceitar as críticas honesta, feitas de boa-fé, vamos redirecionar nosso comportamento e nossa TERRA estará bem servida.



Leia mais:



2 comentários para “A serviço da Terra Natal”

  1. Ademar Ribeiro Silva disse:

    Grande Dante Lima,

    Você, Wanderlan Sampaio, Eduardinho e Neuma, poderia formar um quarteto muito forte aí em Mundo Novo, já pensaram nesta possibilidade? acredito em vocês.

    abraços.

  2. margarida cristina b silva disse:

    Já estou com viajem marcada para Mundo Novo não vejo a hora ou seja dia 3 de janeiro eu e toda minha familia estaremos em Mundo Novo beijos atodos e até dia 3. Margarida

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia