Caos na saúde pública – mundonovense é mais uma vítima « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Caos na saúde pública – mundonovense é mais uma vítima



A dona-de-casa Nildeci Barbosa da Cruz, saiu do município deMundo Novo, ontem (7) por volta das 22h, em busca de atendimentopara seus filhos gêmeos, que nasceram de forma prematura eprecisam de cuidados especiais, pois o município não possui UTI Neonatal e nem incubadoras (aparelho cuja a temperatura do bebê émantida constante e no qual ele pode receber oxigênio para facilitarsua respiração).

De Mundo Novo para Feira de Santana são cerca de 186 km de distância. Em uma ambulância da prefeitura municipal de MundoNovo, eles fizeram o trajeto e chegaram em Feira na madrugadadesta terça-feira (8).
Em entrevista ao repórter Paulo José, do Acorda Cidade a técnica de enfermagem, Luziana Mendes, acompanhante de Nildeci, disse que,quando chegaram aqui, buscaram atendimento, primeiro no HospitalEstadual da Criança (HEC). Não encontraram vaga. O mesmo serepetiu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), no Hospital daMulher e no Hospital Mater Day.

Sem sucesso, decidiram seguir para a capital do estado, Salvador (mais 100 km de viagem), em busca de atendimento. Foram no Hospital Geral do Estado (HGE) e em outros hospitais e receberam anotícia que, eles na poderiam ser atendidos lá, só em Feira de Santana.

Voltaram para Feira, na tentativa de conseguir atendimento no HECe receberam outra negativa. Orientada por algumas pessoas, Luziana Mendes, decidiu entrar em contato com oAcorda Cidade e fazer um apelo.

“Essas crianças nasceram prematuras no interior e precisam de cuidados pediátricos que o município de MundoNovo não oferece. No meu conhecimento o hospital de referência para esse tipo de atendimento é o HEC.Saímos de Mundo Novo 22h e até o momento (7h), não fomos atendidos. Se o oxigênio dessas crianças acabar,elas correm risco de morte. A mãe pariu tem dois dias e não pode ficar sacudindo dessa forma na ambulância”.

O Acorda Cidade tentou contato com a diretora do HEC, Edilma Reis, mas ela não foi localizada. Após aintervenção da imprensa, as crianças conseguiram atendimento por volta das 8h da manhã, 10h após saírem de Mundo Novo.

Fonte: http://www.acordacidade.com.br



Leia mais:



10 comentários para “Caos na saúde pública – mundonovense é mais uma vítima”

  1. silvia bastos disse:

    mundo novo é um municipio igual a todos os outros bahianos onde ajgumas pessoas deixa de pensar no bem esta da populaçao e se ve c olhar partidario contudo deixam de crescer e ajudar quem realmente precisa estamos de olho politicos ou trabalha para todos ou a resposta vem já a populaçao de mundo novo não brinca em serviço acordem vereadores olhem a sua volta e vejam quantos projetos viaveis voces podem fazer a favor das comunidades.

  2. gilmar disse:

    Infelismente a grande maioria dos politicos so entram para o meio politico, pensando em melhoria propria,e nao se preocupa com o municipio.É muito triste para os mundonovenses,lamentavel.Para a melhoria do municipio nao depende so do poder executivo,e tambem do legislativo.Vamos pensar no municipio senhores,e nao so em vcs…

  3. maria edurarda disse:

    Galego e demais, ja cogitou-se um processo de casassão de mandato do Prefeito, porem no momento seria inoportuno, pois seu mandato esta findando, alem do mais ele buscaria manter-se no cargo atraves de liminares ate dezembro, sem contar que a camara ficaria prejudicada com o tema, sendo que existem outros assuntos para debater. As pesquisas ja mostram a derrota do atual Prefeito, sua rejeição, isso tudo resultado de uma politica equivocada: terceirizações obscuras, superfaturamentos, perseguições, etc. A oposicao enxerga isso.
    O Ministario Publico ja o processa, o povo acompanha tudo isso. Nao e simples assim. Da mesma forma que a oposicao cobra, fiscaliza e denuncia, a situação diz que Mundo NOvo é uma SUIÇA!!!!
    Não dá para fazer politica como vc sugere, pois o Sr Luzinar governa apenas para um pequeno grupo, em todas as areas é assim, infelizmente ele alimenta o velho revanchismo, a perseguição, a corrupção em prol de empresas que nem sao de MUndo Novo. Esse Senhor foi agraciado com uma oportunidade unica, mas escolher ficar cercado de velhos ladroes e governar nos velhos moldes; a camara fica berrando é porque existem pessoa do outro lado que precisam da assistencia do Municipio e nao conseguem, como no exemplo dos bebês, Como voce paga um médico via empresa terceirzada, por 14 mil e repassa apénas a metade? ta certo isso? que terceirização é essa? porque nao comprou um balão de oxigencio, implantou uma semi-uti? se tem verba!!!
    é isso que o povo nao aguenta mais!

  4. Galego disse:

    Sempre que possível procuro escutar os pronunciamentos dos vereadores na câmara e sem partidarismo nenhum me pergunto: porque será que os vereadores de oposição não tomam uma medida mais drastica com relação ao prefeito e aos vereadores de situação? cada vez que escuto é a mesma coisa, que o prefeito é corrupto, que os vereadores que o acompanham são coninventes, que certos valores são desviados de seus detinos de aplicação, etc, etc. Volto a me perguntar: porque será que a maioria na câmara são oposicionistas, estão com o poder de votação na mão, e não entram com um pedido de cassação do prefeito e seus vereadores?

    Sinceramente não consigo chegar a nenhuma conclusão, vejo de um lado vereadores acusando, do outro lado vereadores se defendendo e tudo indo até o final dos seus mandatos sem que nada aconteça.

    Penso da seguinte maneira: Se existe algo errado, em qualquer situação que venha prejudicar os contribuintes, a população do municipio, aqueles que estão em poder do conhecimento ilicito, seja ele qual for, tomem suas atitudes junto aos orgãos competentes, afinal de contas, esses mesmos contribuintes, esta mesma população que votou em seus respectivos vereadores, na certeza que ele faria o melhor para a cidade, sem distinção nenhuma de cor, raça, partido, doa a quem doer, levem a verdade a tona para que todos possam ficar sabendo do que realmente esta acontecendo com o dinheiro do municipio.

    Pessoal, vamos procurar ajudar a quem precisa, que seja os municipios, que sejam as pessoas em particular, o importante é fazer valer a politica como um todo, sem distinção de nada, seria maravilhoso se todos pudessem trabalhar em conjunto, independente de ser oposição ou situação, hoje as coisas estão de um jeito, amanha poderá ficar de outro.

    Tarefa dificil? quem sabe um escrevendo, outros lendo, todos pensando, possamos chegar a um verdadeiro denominador, ou seja, fazer o bem não importa a quem.

    Tenhamos todos pensamos positivos.

    Abraços

    Galego -Jucinélio

  5. Hendersson Guimaraes disse:

    Maria Eduarda, minha musa do socialismo, nada como uma “sacação” feminina, charmosa e inteligente para revigorar-me quando penso que tudo estava perdido!!
    Nem te conheço e te gosto, axé!!

  6. Mendes disse:

    Saúde publica,descaso com a população mundonovense,politicos mundonovenses quem sabe um dia não anontece o mesmo com seus familiares, revolta,humilhaçao,sofrimento,impotência o mundo gira,por isso a minha visão em relação aos politicos e à seguinte;INTERESSE PROPRIO, caros conterraneõs; faça um politico trabalhar honestamente NÃO VOTE NELE,tenho tenho nojo desses vermes.Até Breve.

  7. maria edurarda disse:

    a saude é municipalizada!!! faltou foi competencia mesmo

  8. Tate disse:

    Como os cidadãos são tratados em pleno século XXI, é vergonhosa a nossa saúde pública onde a maior parte da população não tem muita escolha a não ser contar nessas horas com a imprensa e clamar pelo direito a vida. Não podemos nos calar é preciso exigir JUSTIÇA.
    A essas crianças boa sorte, vocês são vitoriosas.

  9. AMADEU disse:

    O CURIOSO É QUE O MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO TEM SIM INCUBADORA.MAS COMO DIZ UM CERTO VEREADOR DE SITUAÇÃO “SITUAÇÃO VEXATÓRIA” A DE NOSSO MUNICÍPIO.

  10. Galego disse:

    Será que um dia meu DEUS, essa cambada de politicos vão tomar vergonha na cara e se preoculpar mais com a saúde do povo brasileiro?
    A gente vê tanta reportagem falando em milhões, bilhões como se fosse dinheiro de cachaça, só quem não vê a cor desse dinheiro é o pobre do assalariado, do homem do campo, aquela familia que não tem condições de ter um plano médico ( e olha que este, já está ficando igual ao sistema de saúde dos governos )

    Só mesmo Deus ou Jesus pra dá um jeito viu.

    Valei-nos Nossa Senhora

    Abraços e fé

    Galego – Jucinelio

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia