Talvez você se surpreenderá ao ler esta carta, mas tenho certeza de que você vai sorrir e tentar me ajudar, logicamente se for possível.

Esta é a história:

Em 1880, ou talvez antes, o meu bisavô Giuseppe Pinto, italiano de Pisciotta, uma cidadezinha da província de Salerno, se mudou para o Mundo Novo, onde no 1888, precisamente no dia 6 de julho, foi nomeado Agente Consular italiano em Mundo Novo pelo Agente Consular italiano da Bahia da época, Stefano Podestà. Giuseppe Pinto em seguida, se mudou de novo para a Itália, em Pisciotta, levando com se sua filha Giulia (Julinha), que apresentou para as autoridades municipais nascida em 7 de novembro de 1883 ou 1884 em Mundo Novo, filha de Giuseppe Pinto e de Filermina Alves de Almeida. A pequêna Giulia non pôde saber muito atravéz o pai sobre os seus parentes do Brasil porquê ele se adoeceu e morreu muito jóvem. A menina cresceu, se casou, e teve minha mae e outros dois filhos; nos últimos 25 anos de sua vida ela morou na casa de minha mãe, aonde eu morava também. Eu era o seu neto preferido e ela me contava as vagas lembranças que tinha do Brasil; me dizia de não se lembrar nada sobre a mãe Filermina, que o pai contava ter morrido quando ela nasceu. Ela contava também que quando o pai dela viajava para a Itália por trabalho quando eles ainda moravam no Brasil, ela ficava no Brasil com parentes da mãe, talvez irmãs, até o dia em que se mudaram definitivamente para a Itália. Ela me pedia sempre para pesquisar sobre o seu nascimentoa e ir até Mundo Novo conhecer o lugar onde ela nasceu. Eu, depois de muitos anos e ainda com lembranças maravilhosas dela, decidi começar este caminho para cumprir uma promessa e também para conhecer melhor um pedaço da história de minha familha pouco conhecida por todos nós, visto que o meu bisavô morreu muito jovem.

Hoje com a Internet eu tive finalmente a oportunidade de ver onde realmente fica Mundo Novo, qual é a distancia até Salvador. Com esta carta, peço a colaboração e ajuda para descobrir:

 

1.     todo o possível sobre o meu bisavô Giuseppe Pinto, que morou em Mundo Novo mais ou menos um pouco antes ou um pouco depois de 1880 até pelo menos em 1888, ano em que foi nomeado Agente Consular italiano em Mundo Novo.

2.     Quem era Filermina ALvez de Almeida, mãe de minha avò Giulia; se existem descendentes de Filermina, e tudo aquilo que se refere a esta história, e qual é a data exata do nascimento da minha avó Giulia Pinto.

 

Eu serei muito grato se conseguir obter respostas às minhas dúvidas ou se me for indicado quem poderá me ajudar. Gostaria muito de saber se ainda existem descendentes de Filermina Alves de Almeida. Nós italianos somos muito apegados aos laços de familia e de sangue, e até hoje, muitos anos após sua morte em 16 de setembro de 1978, minha avó ainda é lembrada pela sua bondade, generosidade, simpatia e carinho. Acho que tudo isso é devido ao sangue brasileiro que ela tinha.

Meu nome é Francesco Russo, vivo em Nápolis, sou advogado e serei muito grato se tiver novidades da sua parte. Você pode me responder através do e-mail ou ao meu endereço:

 

Francesco Russo

Via Salvator Rosa 63

80135 Napoli

Italia

francesco.russo185@virgilio.it

Desde já agradeço a sua atenção.