Ediney Santana « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Ediney Santana



Ediney Santana nasceu em Mundo Novo- Chapada Diamantina –BA em 14-03-1974. Sua família tem origem no distrito da Barra, que fica bem próximo a Mundo Novo.
Ediney é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo cursado na Uefs também o curso de pós-graduação em Produção Textual.
vive há anos em  Santo Amaro-Ba. Cidade do recôncavo, próxima a Salvador. Mesmo não vivendo em Mundo Novo Ediney Santana nunca perdeu o carinho ou deixou de amar sua terra e sua gente. Tem aquele desejo de todo homem e mulher sertaneja de um dia voltar para os sertões de sua vida. Mas concorda como o que  Guimarães Rosa escreveu: o sertão  ta em todo lugar.
Ediney Santana estreou em literatura no ano de 1999 na coletânea -CANTATA-publicada pela UEFS.
Em 2002 teve seu primeiro livro de poemas publicado pela UEFS. “ ATÉ QUE A ETERNIDADE NOS UMA”- Esse livro marca definitivamente sua participação cultural em literatura.
EM 2004 Publicou o livro – O EVANGELHO DO MAL-pela editora carioca PAPEL VIRTUAL. Esse  livro pode ser comprado pelo sitewww.papelvirtual.com.brou pelo e-maileditor@papelvirtual.com.br. Ainda em 2004 publica o livreto de crônicas – CARTAS MENTIROSAS- editado pela P.A.E.
Em 2006 participa da coletânea SOB PRSCRIÇÃO, esse livro pode ser comprado pelo e-mailaneto44@yahoo.com.br. Ediney Santana está preparando seu quarto livro que tem previsão para ser lançado ainda este ano.
Além de escreve Ediney Santana é compositor, já tendo gravado vários discos independentes e tendo muitos dos seus poemas musicados por amigos músicos. No  sitehttp://pretopaulo.palcomp3.cifraclub.terra.com.br/.Do artista Preto Paulo todos mundonovenses podem ouvir a canção ESTRELA GUIA,  o poema de Ediney Santana musicado pelo Preto Paulo é uma linda e comovente canção de amor e reflexão sobre o homem e a mulher do sertão, sobre tudo sobre o povo de Mundo Novo.
Essa é parte da História de um mundonovenses que não esquece suas raízes, seu povo e sua gente.
Gabiely Del Fabria - Jornalista
Sites de referência .

http://edineysantana.zip.net
http://www.oataque.zip.net
http://www.papelvirtual.com.br



Leia mais:



Um comentário para “Ediney Santana”

  1. Amalia Santos disse:

    Ediney Santana vem divulgando o nome da nossa terra, é um exemplo de superação e criativdade. indico para vocês o seu site http://cartasmentirosas.blogspot.com

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia