Histórico da Cidade por Dante de Lima « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Histórico da Cidade por Dante de Lima



Por Dante de Lima:

A bela cidade de Mundo Novo, incrustada na borda da Chapada Diamantina, foi fundada no dia 10 de outubro de 1833, pelo bravo sertanejo José Carlos da Motta. Está a uma altitude de 489 metros acima do nível do mar, sendo seu ponto culminante o Monte da Santa Cruz, com uma altitude de 735 metros.

Mundo Novo está situado na latitude Sul a 11º, 51´ e 34´´ e na longitude Oeste a 48º, 28´ e 23´´, ficando no rumo de 60º e 59´ a noroeste (NO) da Capital, a uma distância de 200 quilômetros aproximadamente, em linha reta. Através das rodovias BR 324 e BA 052 (Estrada do Feijão), está a uma distância de 294 quilômetros de Salvador.

O município de Mundo Novo tem uma área de 1.499 quilômetros quadrados, com uma população de 21.273 habitantes, segundo o Censo Demográfico do ano de 2000.

Os pontos turísticos de Mundo Novo são a Fazenda Jequitibá, onde estão instalados o Mosteiro e a Fundação Divina Pastora, a uma distância de trinta quilômetros da sede. Também pode ser visitado o único sítio histórico da cidade, o primeiro prédio residencial construído na rua Cel. Francisco Lima, construção estilo colonial do século XIX. Esse imóvel vem seno coservado com todas as suas características originais graças aos esforços pessoais do Prof. José Carlos Aragão, ilustre filho adotivo de Mundo Novo. Também deve ser feita uma visita ao Monte da Santa Cruz, donde se descortina uma visão panorâmica da cidade presépio, bem como uma paisagem paradisíaca das maravilhosas cercanias. No topo desse Monte está erigida a Capela de São Judas Tadeu, inaugurada no dia 3 de maio de 1910.Grandes melhoramentos vêm sendo realizados nesse Monte graças ao espírito dinâmico e devotado de um dos mais ilustres filhos de Mundo Novo, o Prof. Vanderlan Sampaio Araújo.

Visite Mundo Novo.A cidade mãe tem uma alma hospitaleira; seu povo é cordial e afável e você jamas a esquecerá!



Leia mais:



24 comentários para “Histórico da Cidade por Dante de Lima”

  1. Alderiva Barreto Negri disse:

    Olá pessoal de Mundo Novo.
    Moro em São Paulo, nunca estive nessa cidade mas meu pai nasceu aí. Sou neta de Hermínio Ramos, que denomina uma rua (ou praça) da cidade.
    Neste mês de março, pretendo ir aí tentar saber alguma coisa sobre a família Barreto, de minha avó Guilhermina Barreto Silva. Ela faleceu há muito, muito tempo, ainda jovem, mas é provável que haja algum sobrinho-bisneto morando na cidade. Se alguém tiver alguma informação, agradeço de coração.

  2. Euzébio Cardozo Neto disse:

    DISTINTOS FILHOS DE MUNDO NOVO,

    VOLTO NESTA OPORTUNIDADE PRÁ SOLICITAR AOS NOBRES AMIGOS A GENTILEZA DE CONTINUAR ESCREVENDO PARA ESTE PORTAL. A TROCA DE INFORMAÇÕES, POSSIBILITA A TODOS A DESCOBERTA DE PARENTES E ENTE-QUERIDOS ESPERANDO UMA OPORTUNIDADE PARA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE REENCONTRO..

    Euzébio.

  3. Maria da Conceição Miranda Gallo disse:

    Parabéns a Dante, que falou sobre uma cidade que aprendi a amar por meio da minha amizade c/ uma filha dessa terra: ledna Gomes Navarro ( hoje Lima).
    Quanto desejei acompanhála, qdo ia passar o Carnaval aí! Até que um dia consegui do meu pai que me levasse. Fiquei encantada c/ a cidade. Um dia voltarei a vê-la.

  4. primo Henderson tudo bem?aqui Célio aguardo os dados de nossa familia para enriquecer nossa arvore que já passou de 4.000 pessoas[4.000 parentes]em Portugal e na Bahia,peça ao promo Elcio para enviar as informações genealogicas de nossa famia,obrigado e tudo de bom.

  5. Carlivam chaves dos santos disse:

    Sou Carlivam chaves dos santos, na verdade você me conhece como Carlos, fui criado pelo seu pai, Maroto, e gostaria que você mandasse algumas noticias, um abraço…

  6. adelino moreira neto disse:

    óla povo mundonovense o dia 07 de outubro estar chegando, votem com consçiençia vender voto é uma vergonha tenham dignidade e escolha o melhor para o nosso mundo novo,chega de interesses próprios á administração de uma çidade tem que ser para todos,e não para um grupinho de privilegiados,vamos acabar com á farra do boi,desejos uma boa eleição para todos quando mundo novo vai sair desse buraco de retroçesso,com essa politicagem dew interesse próprio fica difiçil mesmo,abraços que deus abençõe á todos.

  7. Alô primo Henderson,tudo bem?primo meu novo e-mail para conato é shlomo.18.israel.comARROBAGMAIL.COM desculpe ter colocado o arroba por extenso devido ao um pequeno defeito na tecla do computador,aguardo ansiosamente o e-mail do primo com as informações genealogicas para enriquecer ainda mais a arvore de nossa familia,obrigado e tudo de bom.

  8. henderson guimaraes disse:

    Olá celio, tudo bem! to te enviando as informações que tenho por email, com cópia p Elcio, que é um grande conhecedor do assunto.
    abç
    Hederson

  9. Olá Familia Ribeiro da Silva de Mundo Novo,Bahia,tudo bem?aqui é o primo Célio Murilo tataraneto dov do vô Salustiano Ribeiro da Silva,quero parabeninar a a prima Tatciane Ribeiro pela sua candidatura em Mundo Novo,Bahia precisamos de sangue novo e é um Ribeiro na na Política a nossa gloriosa familia Ribeiro,querido p primo Henderson Guimarães quanta saudade é um imenso prazer em falar novamente com o primo,desculpe a demora em contato com você porque ao retornar para São Paulo demorei um para colocar a internet,primo aqui em São Paulo é uma burocracia terrivel para acessar a internet,primo eu continuo a pesquisa da história de nossa querida e gloriosa familia Ribeiro,primo não querendo abusar teria como você falar com o primo Elcio de Oliveira se ele saberia os nomes dos irmãos e irmãs do vô Salustiano ribeiro da Silva e também os nomes dos conjuges,filhos,netos,bisnetos,trinetos e tataranetos dos irmãos e irmãs do vô Salustiano Ribeiro,primo por favor pergunte para o primo Elcio Oliveira se ele saberia os nomes das esposas,filhos e netos dos tios-trisavós Alexandre Ribeiro da Silva,Demetrio Ribeiro da Silva,Eufrásio Ribeiro da Silva,Valeriano Ribeiro da Silva e Onofre Ribeiro da Silva e os nomes dos maridos,filhos,netos,bisnetos,trinetos e tataranetos das tias-trisavós Adélia Ribeiro da Silva,Aurélia Ribeiro da Silva,Júlia Ribeiro da Silva,Etelvina Ribeiro da Silva e Genésia Ribeiro da Silva e os nomes dos pais,irmãos,irmãs,esposa,filhos e filhas do nosso primo Geraldo Ribeiro um dos maiores violinistas clássicos do mundo especialista em Johann Sebastian Bach,primo envie também os nomes de teus avós paternos e paternos de teus pais,irmãos,irmãs,esposa,filhos,filhas,peça ao primo Elcio Oliveira para enviar os nomes dos pais,irmãos,irmãs,esposa,filhos e filhas dele para enriquecer ainda mais a nossa arvore genealogica porque já pubilquei a História de nossa familia no Geneall/Portugal onde está a saga de nossa familia Ribeiro em Portugal e na Bahia,primo nossa familia em Portugal teve até um conde era o conde Libanio Ribeiro da Silva nosso tio ele era irmão do vô Antonio[vavu]Ribeiro da Silva,primo peça para a prima Tatciane Ribeiro enviar para mim os nomes dos avós parenos e maternos os nomes dos pais,irmãos e irmãs dela para alem de enriquecer a nossa arvore genealogica,estou publcando os dados de todos os Ribeiros da Bahia no Geneall/Portugal e entre comigo que passarei para você,o primo Elcio Oliveira,a prima Tatciane Ribeiro e outros parentes de Mundo Novo e região os e-mails dos nossos primos portugueses Maria João,Nuno Espinosa,Filipa Alexandre e Tiago Luz,primo peça para todos os primos da familia Ribeiro de Mundo Novo,enviar para mim suas genealogias porque a fama de nossa familia está indo longe,primo um abraço,obrigado e tudo de bom.

  10. olá familia ribeiro de mundonovo,meu nome é célio murilo pereira silva,tataraneto de salustiano ribeiro da silva,convoco a todos para ajudar na coleta de informações sobre os nomes dos filhos de salustiano ribeiro da silva,já encontrei os nomes de cilistrenio machado da silva,ernesta ribeiro da silva e horminio ribeiro da silva,todos filhos do vô salustiano ribeiro da silva,agradeço quem souber os nomes dos outros filhos do vô salu,alguém poderia me dizer os nomes dos pais e irmãos de geraldo ribeiro,nosso primo,e a informação sobre se fortunato ribeiro da silva,era filho do vô salu?um abraço.

  11. cleuza monteiro da silva disse:

    CLEUZA MONTEIRO DA SILVA procura seus pais em mundo novo
    tem mais ou meno uns 50 anos que a mae dela ELISABET entregou a um senhor chamado gaduzinho para morar em salvador dai nunca mais viu sua familha
    tel.7581798432
    e-mail. andresantos529@gmail.com

  12. ANELITA SOARES SANTOS disse:

    eu sou Anelita Soares Santos filha de ALFREDO SOARES DOS SANTOS natural de mundo novo Bahia,procuro algum parente do meu pai que saiu desde menino e nunca mais teve noticia da sua familiaquem souber de alguma noticia entre em contato com a rádia Itarantim FM EM iTARANTIM BAHIA pois quero muito conhecer meus parentes

    OBRIGADA.

  13. Ademar Ribeiro Silva disse:

    Olá Célio,

    Desculpe, lhe chamei de Cecilio, veja abaixo a minha mensagem.

    Abraços,
    Ademar

  14. Ademar Ribeiro Silva disse:

    Olá Cecílio,

    Sou Ademar Ribeiro, neto de Salustiano Ribeiro da Silva, tenho informações sobre a família ribeiro, estou finalizando uma árvore genealógica, inclusivel tenho em meus arquivos nome do pai e do avô do Salustiano Ribeiro, a minha avó esposa do Salu chama Elvira Ribeiro Leal, a família ribeiro é enorme, está espalhada por todo este Brasil, é do meu conhecimento que temos parentes, em outros paises das Americas e Europa. caso tenha interesse em saber mais sobre nossa família entre no meu e-mail (ademarrs@pop.com.br) ou demar.ribeiro@Campinas.sp.gov.br)
    abraços.

  15. oi,tudo bem,sou professor de historia e filosofia,formado pelas faculdades unicastelo e mackenzie de são paulo e peço a ajuda de voces de mundo novo,para descobrir o nome da esposa de salustiano ribeiro da silva meu tataravô,mais uma vez muito obrigado e tudo de bom.

  16. TATIANA BARRETO disse:

    Apesar de nao ir há tempos nesta linda cidade, tenho muita ligação. Minha mãe é filha de MUNDO NOVO, inclusive vc a conhece DANTE,sou filha de GLAUCIA BARRETO , neta de JAIRO BARRETO E MARIA BIÃO. Já li seus livros de MUNDO NOVO e adorei… mande notícias pra nós…!!!!!!
    Um beijo!

  17. elisangela disse:

    cidade maravilhosa que todos que vao sempre quer voltar.

  18. adauto araujo (pernia) disse:

    gostei muito de ter morado ai nessa cidade linda e adimirada pelos moradores dess terra querida grande abraço para todos (pernia)

  19. SOU FILHO DESTA CIDADE(MUNDO NOVO)NASCIDO EM 1941.FILHO DE FRANCILINO TRINDADE(MAIS CONHECIDO COMO BAIO)E ALMERINDA MEIRELLES,FILHA DE MARIA PETRONILHA DE JESUS.MUDEI PARA SÃO PAULO EM 1949 JUNTAMENTE COM MINHA MÃE E DUAS IRMÃS,DEIXANDO UM IRMÃO DE NOME ORLANDO.TENHO SAUDADE DESTA CIDADE.OBS MOREI TAMBEM EM BARRA DE MUNDO NOVO….GOSTARIA SABER SE EXISTE ALGUEM DESTA DUAS FAMILIA.

  20. djalma sena oliveira disse:

    velho amigo!bastante emocionado coincidencia fundaçao justamente data meu aniversario parabens toda a galera. um grande abraço
    djalma

  21. sonia disse:

    adorei ver a cidade q meu bisavô fundou

  22. Messias disse:

    OI SOU FILHO DE MUNDO NOVO E UMA VEZ LÁ EM BONITA (IPIAPORÃ)EU VI UM LIVRO QUE CONTAVA A HISTORIA DE MUNDO NOVO FIQUE MIUTO FELIZ DE SABER MAIS SOBRE ESSA CIDADE QUE EU GOSTO TANTO. COMO POSSO ADIQUIRI UM EXEMPLAR DESSE LIVRO DE DANTE DE LIMA?

  23. marcelo cristiano batista disse:

    boa tarde :
    sou neto de MARIO FERREIRA DA SILVA,queria conhecer a familia ferreira silva.que sao parentes do meu avô.filho de NOBERTO FERREIRA DA SILVA E MACIONILIA SATIRA SILVA QUE SAO MEUS BIZAVOS…
    Gostaria de saber da minha familia que estao nessa cidade a anos…
    qual quer contatos me ligue 11 78796873

  24. Josafa de Souza fernandes disse:

    O que vc pode dizer sobre a fazenda Nossa Senhora da Conceição, seu fundadores e a fazenda Pedra Branca

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia