O goleiro Fabiano « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

O goleiro Fabiano



O goleiro Fabiano: do vale de Mundo Novo para o time do São Paulo.

Por Neuma Dantas

Quando José Carlos da Mota, o “descobridor” da cidade, avistou, em 1833, um oásis em meio à ferrenha seca nordestina, exclamou: “Isto aqui é um mundo novo!”. Não sabia ele que além da paisagem com rica vegetação e água abundante, esse vale também iria produzir e acolher filhos como excelentes frutos. Fabiano Ribeiro de Freitas, goleiro do São Paulo Futebol Clube, é um deles.

Carinha de menino e físico de atleta distribuído em 1,97m.de altura, Fabiano nasceu em 29 de fevereiro de 1988, o mais novo de uma família de três crianças. Viveu na fazenda até os 13 anos, quando veio estudar na cidade. Seus primeiros chutes foram no futsal. Depois passa para o futebol, já treinando como goleiro. Em 2003, os professores Zé Milton e Gabriel o levaram para um teste no Clube Social Independente na cidade de Cruz das Almas.

Nosso atleta aí permaneceu por três meses defendendo o time no campeonato baiano. Antonio Almeida da Cruz, empresário de futebol, viu a atuação de Fabiano e propôs levá-lo para São Paulo. É claro que Dona Maria Luíza não permitia a saída do caçula para tão longe, mas diante da insistência do empresário, Seu Genivaldo, que sempre incentivou seu talento, aceitou acompanhar o filho até Americana (SP) para novo teste. O goleiro foi contratado pelo Rio Branco Esporte Clube em 2004, na categoria de base, por três anos.

A glória começava, para Fabiano o seu desenvolvimento já ultrapassava o sonho de defender um time da Bahia. Com o sucesso também vieram as dificuldades de adaptação. “Eu sentia muita falta da família, em três anos só pude vim a Mundo Novo três vezes”, recorda o jogador. O então adolescente de 15 anos estava diante de um mundo novo, vivia na concentração do clube, treinava os dois turnos e estudava o curso secundário à noite. Apesar do isolamento, ele diz que foi um tempo em que mais fez amizades. Os garotos que eram da mesma idade até batizaram o time com o nome de “Família”.


No início de 2007
, Almeida, que administra sua carreira até hoje,
negociou seu passe com o São Paulo Futebol Clube. Depois de chamar a atenção no Campeonato Paulista sub-20, Fabiano agradou tanto que foi contratado até 2011. O atleta começou treinando como quinto goleiro, hoje já é o terceiro.

No alojamento dos profissionais, localizado no bairro paulista da Barra Funda, o goleiro foi apelidado de “Mondragón”, por se parecer muito com o goleiro colombiano. Ali vive numa estrutura bem montada com boas acomodações e alimentação balanceada.  Por enquanto Fabiano quer se dedicar ao tricolor paulistano, depois pretende continuar participando dos grandes torneios, mas o foco é um time da Europa. Enfim, o sonho dos jovens esportistas, mostrar seu talento para o mundo e ser bem reconhecido.

O atleta de Mundo Novo é um típico bom moço. Hoje com 20 anos, é incrivelmente responsável em suas tarefas de jogador profissional, tem temperamento calmo, atitudes humildes e hábitos saudáveis (dorme cedo, não bebe nem fuma). Gosta de fazer amizades, por isso é amado, admirado e bem recebido pela terra que tanto se envaidece de sua carreira no esporte. Aos poucos o conterrâneo vai se familiarizando com o acesso do público e da mídia. Nas entrevistas ele afirma que tem orgulho da terra baiana. Quem duvida de seu sucesso?

Nosso ídolo tem sorte, trabalha com o esportista que mais admira, o goleiro Rogério Ceni. Com um espontâneo sorriso, o goleiro Fabiano fala de seus planos: “Desejo o melhor para minha família, quero ajudar quem me ajudou”, e acrescenta “para onde eu for, levo Mundo Novo em meu coração”, se expressa emocionado.

Valeu, meu!!

Principais títulos:
2006 – Vice-campeão Paulista de Juniores
2007-Campeão Brasileiro pelo São Paulo Futebol Clube.


Neuma Dantas é formada em Letras e Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente é mestranda em
Comunicação e Política – UFBA.




Leia mais:



13 comentários para “O goleiro Fabiano”

  1. nega disse:

    de sua amiga nega ,te desejo toda sorte do mundo que sempre vou estar do seu lado orando e te protegendo de longe mesmo que você não saiba de são paulo que o nome verdadeiro é jacinete, vê se um dia você pode me dar noticias, tenho muito saudade das nossas conversas

  2. gleice disse:

    fabiano um grande homem quero te dizer que tda felicidade do mundo pra vc é pouco..que DEUS possa te iluminar tdos os dias ….de uma amiga que eternamente vai te deseja tda felicidade domundo gleice

  3. Luciano Barboza (BILÚ) disse:

    Tive a grande oportunidade de conhecer o Fabiano no CT do SPFC,ele é um cara muito humilde,e gente boa,me presenteou com uma luva para o meu filho que também é goleiro e fizemos uma boa amizade sempre que eu podia,ia vê-lo no CT do SPFC.
    E algumas vezes por celular,mas depois que ele saiu do SPFC perdemos o contato,gostaria de voltar a falar com ele,se ele pulder me retornar o celular é o mesmo,em 2009 quando estive
    em Barra de Mundo Novo,onde meus pais moram tive o grande prazer de conhecer os pais dele,que também são ótimas pessoas,Genivaldo,Luiza,sua irmã e seu sobrinho,um forte abraço à todos amo muito essa TERRA.http://img6.orkut.com/images/milieu/1/1261952535730/105609643/ln/Zadm62w.jpg?ver=1261952536

  4. keise Nascimento disse:

    Passando para dizer que esse cara é de mais, Fabiano continue assim um goleira de mão cheia …Por onde estiver seja sempre Fabiano o fabuloso amigo de Mundo Novo.

  5. fredison disse:

    eu sou um grande amigo dele tive a grande oportunidade
    de jogas com ele eu so espero que tenha muitas oportudidades na sua vida fabiano que vc mereci muito. de seus amigos( fredison.edison suzarte e italu) abraçaooo amigo e si cuida .

  6. adauto araujo ( pernia ) disse:

    esse cara agarra pra caramba
    tive a oportunidade de pega alguns babas
    com ele valeu cara abraçao

  7. fico muito feliz pela sua caminhada sua garra e determinaçao sou seu fa e amigo somos da mesma cidade sei da sua luta continue assim simpres como e

  8. Tiago disse:

    ele jogou aqui em toledo no pr pega demais muito mais goleiro q os reservas do spfc esse tem um baita futuro
    sucesso fabiano vc eh feraa

  9. sou muito feliz desde ter conhecio em 2002 quando estudamos na escola polivalente o luis fabiano ribeiro de freitas.colega e amigo onde paticipamos das aulas de educação fisica onde tive o prilegio de conhecer o seu futebol e tambem ele ecelente jogador de volei. fabiano ti desejo muita sorte em sua carreia parabens. jodiel santos oliveira.(o ledão)

  10. Reginaldo disse:

    Conhecí o Goleirão no tamanho e no desempenho profissional durante uma missa na igreja católica de M. Novo. Tirei uma foto com ele na igreja e ainda conseguí gravar uma mensagem dele para três colegas meus saão paulinos que moram em Aramarí-Bahia, cidade aonde resido atualmente, mas sou filho de M. Novo e morei na Rua da Bananeira.
    Valeu Fabiano, torço muito por voce meu jovem.
    Mas vale lembrar que SOU CORINTHIANO.
    Um abraço aos mundovenses que amo e admiro de verdade.

  11. elivelton simas disse:

    em dezembro estarei ai em mundo novo e gostaria muito de te conhecer pessoalmente, sou elivelton simas do rio de janeiro,torcendo muito por vc fabiano boa sorte e fique com deus um grande abraco do seu mais novo fÂ.

  12. Wagner Guimarães Martins disse:

    Parabéns pela excelente matéria…tive o prazer de conhecer o goleiro Fabiano pessoalmente e gostei muito da conduta dele.
    Desejo-lhe felicidades e realizações

    Wagner – São Paulo – SP

  13. LAURENI DE FREITAS ALMEIDA disse:

    Sou felizarda por conhecer o Fabiano e gostei muito desta Reportagem, a Neuma esta de parabens pela materia e por tornar MUNDO NOVO conhecida para o mundo atraves de seu potencial jornalistico e sua escrita graciosa e inteligente. BJS LAU (Rui Barbosa- BA – morando atualmente em SP)

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia