O goleiro Fabiano: do vale de Mundo Novo para o time do São Paulo.
Por Neuma Dantas
Quando José Carlos da Mota, o “descobridor” da cidade, avistou, em 1833, um oásis em meio à ferrenha seca nordestina, exclamou: “Isto aqui é um mundo novo!”. Não sabia ele que além da paisagem com rica vegetação e água abundante, esse vale também iria produzir e acolher filhos como excelentes frutos. Fabiano Ribeiro de Freitas, goleiro do São Paulo Futebol Clube, é um deles.
Carinha de menino e físico de atleta distribuído em 1,97m.de altura, Fabiano nasceu em 29 de fevereiro de 1988, o mais novo de uma família de três crianças. Viveu na fazenda até os 13 anos, quando veio estudar na cidade. Seus primeiros chutes foram no futsal. Depois passa para o futebol, já treinando como goleiro. Em 2003, os professores Zé Milton e Gabriel o levaram para um teste no Clube Social Independente na cidade de Cruz das Almas.
Nosso atleta aí permaneceu por três meses defendendo o time no campeonato baiano. Antonio Almeida da Cruz, empresário de futebol, viu a atuação de Fabiano e propôs levá-lo para São Paulo. É claro que Dona Maria Luíza não permitia a saída do caçula para tão longe, mas diante da insistência do empresário, Seu Genivaldo, que sempre incentivou seu talento, aceitou acompanhar o filho até Americana (SP) para novo teste. O goleiro foi contratado pelo Rio Branco Esporte Clube em 2004, na categoria de base, por três anos.
A glória começava, para Fabiano o seu desenvolvimento já ultrapassava o sonho de defender um time da Bahia. Com o sucesso também vieram as dificuldades de adaptação. “Eu sentia muita falta da família, em três anos só pude vim a Mundo Novo três vezes”, recorda o jogador. O então adolescente de 15 anos estava diante de um mundo novo, vivia na concentração do clube, treinava os dois turnos e estudava o curso secundário à noite. Apesar do isolamento, ele diz que foi um tempo em que mais fez amizades. Os garotos que eram da mesma idade até batizaram o time com o nome de “Família”.
No início de 2007, Almeida, que administra sua carreira até hoje, negociou seu passe com o São Paulo Futebol Clube. Depois de chamar a atenção no Campeonato Paulista sub-20, Fabiano agradou tanto que foi contratado até 2011. O atleta começou treinando como quinto goleiro, hoje já é o terceiro.
No alojamento dos profissionais, localizado no bairro paulista da Barra Funda, o goleiro foi apelidado de “Mondragón”, por se parecer muito com o goleiro colombiano. Ali vive numa estrutura bem montada com boas acomodações e alimentação balanceada. Por enquanto Fabiano quer se dedicar ao tricolor paulistano, depois pretende continuar participando dos grandes torneios, mas o foco é um time da Europa. Enfim, o sonho dos jovens esportistas, mostrar seu talento para o mundo e ser bem reconhecido.
O atleta de Mundo Novo é um típico bom moço. Hoje com 20 anos, é incrivelmente responsável em suas tarefas de jogador profissional, tem temperamento calmo, atitudes humildes e hábitos saudáveis (dorme cedo, não bebe nem fuma). Gosta de fazer amizades, por isso é amado, admirado e bem recebido pela terra que tanto se envaidece de sua carreira no esporte. Aos poucos o conterrâneo vai se familiarizando com o acesso do público e da mídia. Nas entrevistas ele afirma que tem orgulho da terra baiana. Quem duvida de seu sucesso?
Nosso ídolo tem sorte, trabalha com o esportista que mais admira, o goleiro Rogério Ceni. Com um espontâneo sorriso, o goleiro Fabiano fala de seus planos: “Desejo o melhor para minha família, quero ajudar quem me ajudou”, e acrescenta “para onde eu for, levo Mundo Novo em meu coração”, se expressa emocionado.
Valeu, meu!!
Principais títulos:
2006 – Vice-campeão Paulista de Juniores
2007-Campeão Brasileiro pelo São Paulo Futebol Clube.
Neuma Dantas é formada em Letras e Comunicação Social – Jornalismo. Mestre em Comunicação e Política – UFBA. É fotógrafa e atuou como produtora musical.
sou jacinete amiga aqui de sao paulo muita saudades de voce meu amigo querido fabiano sei que voce esta fora do pais mas continuo orando por voce e pela sua familia meu amigo querido
de sua amiga nega ,te desejo toda sorte do mundo que sempre vou estar do seu lado orando e te protegendo de longe mesmo que você não saiba de são paulo que o nome verdadeiro é jacinete, vê se um dia você pode me dar noticias, tenho muito saudade das nossas conversas
fabiano um grande homem quero te dizer que tda felicidade do mundo pra vc é pouco..que DEUS possa te iluminar tdos os dias ….de uma amiga que eternamente vai te deseja tda felicidade domundo gleice
Tive a grande oportunidade de conhecer o Fabiano no CT do SPFC,ele é um cara muito humilde,e gente boa,me presenteou com uma luva para o meu filho que também é goleiro e fizemos uma boa amizade sempre que eu podia,ia vê-lo no CT do SPFC.
E algumas vezes por celular,mas depois que ele saiu do SPFC perdemos o contato,gostaria de voltar a falar com ele,se ele pulder me retornar o celular é o mesmo,em 2009 quando estive
em Barra de Mundo Novo,onde meus pais moram tive o grande prazer de conhecer os pais dele,que também são ótimas pessoas,Genivaldo,Luiza,sua irmã e seu sobrinho,um forte abraço à todos amo muito essa TERRA.http://img6.orkut.com/images/milieu/1/1261952535730/105609643/ln/Zadm62w.jpg?ver=1261952536
Passando para dizer que esse cara é de mais, Fabiano continue assim um goleira de mão cheia …Por onde estiver seja sempre Fabiano o fabuloso amigo de Mundo Novo.
eu sou um grande amigo dele tive a grande oportunidade
de jogas com ele eu so espero que tenha muitas oportudidades na sua vida fabiano que vc mereci muito. de seus amigos( fredison.edison suzarte e italu) abraçaooo amigo e si cuida .
esse cara agarra pra caramba
tive a oportunidade de pega alguns babas
com ele valeu cara abraçao
fico muito feliz pela sua caminhada sua garra e determinaçao sou seu fa e amigo somos da mesma cidade sei da sua luta continue assim simpres como e
ele jogou aqui em toledo no pr pega demais muito mais goleiro q os reservas do spfc esse tem um baita futuro
sucesso fabiano vc eh feraa
sou muito feliz desde ter conhecio em 2002 quando estudamos na escola polivalente o luis fabiano ribeiro de freitas.colega e amigo onde paticipamos das aulas de educação fisica onde tive o prilegio de conhecer o seu futebol e tambem ele ecelente jogador de volei. fabiano ti desejo muita sorte em sua carreia parabens. jodiel santos oliveira.(o ledão)
Conhecí o Goleirão no tamanho e no desempenho profissional durante uma missa na igreja católica de M. Novo. Tirei uma foto com ele na igreja e ainda conseguí gravar uma mensagem dele para três colegas meus saão paulinos que moram em Aramarí-Bahia, cidade aonde resido atualmente, mas sou filho de M. Novo e morei na Rua da Bananeira.
Valeu Fabiano, torço muito por voce meu jovem.
Mas vale lembrar que SOU CORINTHIANO.
Um abraço aos mundovenses que amo e admiro de verdade.
em dezembro estarei ai em mundo novo e gostaria muito de te conhecer pessoalmente, sou elivelton simas do rio de janeiro,torcendo muito por vc fabiano boa sorte e fique com deus um grande abraco do seu mais novo fÂ.
Parabéns pela excelente matéria…tive o prazer de conhecer o goleiro Fabiano pessoalmente e gostei muito da conduta dele.
Desejo-lhe felicidades e realizações
Wagner – São Paulo – SP
Sou felizarda por conhecer o Fabiano e gostei muito desta Reportagem, a Neuma esta de parabens pela materia e por tornar MUNDO NOVO conhecida para o mundo atraves de seu potencial jornalistico e sua escrita graciosa e inteligente. BJS LAU (Rui Barbosa- BA – morando atualmente em SP)