Recados « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Recados



Resolvemos criar esse cantinho para recados, devido ao grande número de e-mail, e postagem que recebemos na comunidade de Mundo Novo no O r k u t, de pessoas procurando por parentes ou Amigos que simplesmente gostariam de mandar um recadinho para alguém.

Então aproveitem bem e façam bom uso.



Leia mais:



441 comentários para “Recados”

  1. marcilene pedreira disse:

    estou a procura da família pedreira que mora ai no novo mundo/bh. A minha mãe saiu daí quando ela era criança isso já faz mais de 60 anos. Agora quero tentar localizar a sua família para realizar o seu sonho, eu quero contar com a ajuda da vocês. Obrigada.

    Família Pedreira.
    o Nome de seu Pai é João Batista Pedreira

  2. RAFAELA GOMES disse:

    BOA NOITE , VIVEMOS AQUI EM MUNDO NOVO , NUMA DITADURA.CRÍTICAS DIRECIONADAS A ATUAL GESTÃO ,NÃO SÃO PUBLICADOS POR ESTE SITE ,OS COMENTÁRIOS E NÃO SÃO PUBLICADOS……

  3. fabio carapia canto disse:

    para Vander Lima, qual o nome completo de seu avô????

  4. Renilda que não conheseu seu pai em Mundo Novo não conhece neguem mais.Eu lembro de vc todos aqui em MN vc Railda. Regina,Gustavo, Roberto se não estou enganado Alberto. 3 mulheres e 3 homens. Como passa o tempo vc já tem neto. Mais é um grande prazer relenbra vcs abraço

    Marivaldo Sobreira

  5. Renilda Costa Lima disse:

    Quantas saudades desta terrinha maravilhosa ,estou fora desde 1973,sou filha de Joaquim Lima Costa,e Raquel Oliveira Costa,meu pai hoje ja dorme com o senhor era conhecido por Nenzinho ,era irmao do atual vereador Nelito Lima Costa ,tive a felicidade de nascer nesta terra abençoada e viver toda a minha infancia e a adolecencia ,estudei no colegio Polivalente ,fui aluna da primeira turma,também fui aluna do Ginasio MUNDO Novo ,Tinha como diretor o professor Vanderlan.Meu nome é Renilda hoje resido em São Luis -MA sou casada com José de Alencar Lima ha 39 anos tenho 3 filhos e 7 netos ,revendo as fotos da cidade tudo é muito diferente

  6. Maria Elisabete de Souza disse:

    Alguém poderia me dar alguma notícia de algum parente de meu pai que era ai de Mundo Novo. O nome e minha avó era JOVITA TELES DE MENEZES. Meu pai se chamava PEDRO ALVES DE SOUZA. Ele veio para São Paulo muito novo e depois trouxe minha avó e uma irmã chamada Eulina Teles de Menezes e seus 4 filhos, Isael Teles de Menezes, Irailde Teles de Menezes, Iseir Teles de Menezes e Irael Teles de Menezes. Gostaria muito de saber se alguém conheceu alguma dessas pessoas.

  7. Maria Elisabete de Souza disse:

    Alguém conhece pessoas ligadas a Jovita Telles de Menezes, Eulina Telles de Menezes e Pedro Alves de Souza??

  8. Maria Elisabete de Souza disse:

    Alguém conhece pessoas ligadas a Jovita Telles de Menezes, Eulina Telles de Menezes e Pedro Alves de Souza??

  9. Angélica disse:

    Nome de minha avó Edite Mota dos Santos, meu pai Lazarineu Pereira da Mota, irmãos Nelson, Nenga(Margarida), Nicanor, por favor cidade Umbuzeiro preciso de notícias de meu pai. Sou moradora de São Paulo, capital.

  10. Angélica disse:

    Quero receber noticias de meu pai (LAZARINEU PEREIRA DA MOTA), que não vejo há 12 anos e recentemente buscando achei site cadastro de pessoas falecidas onde ele esta incluído, por favor me ajudem!!! Avó Edite Pereira Mota e padrasto Sr. Rafael, irmãos são Nicanor, Nenga(Margarida), Nelson e tem outros que não recordo. A cidade de Umbuzeiro. POR FAVOR ME AJUDEM…

  11. zezé disse:

    só quero ver se a incompetencia de alguns gestores q estão envouvidos direto com o esporte de Mundo Novo vai chegar ao 5º ano de mandato sem realizar um CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL,ficou na minha lembrança o ultimo municipal realizado a quase sete anos ainda na gestão de Raimundo onde fui campeão pelo Aliança do umbuzeiro,fica aqui meu desabafo e espero q nossos gestores lembre dos milhares de desportistas mundonovenses.

  12. edenilto aragao disse:

    moro em brasilia df ,sou filho de diolino silva aragao e edite nunes moreira ,conhecida como preta.minha vo hoje mora no prodeco ,o nome dela e julia maria da silva e minha tia zene ,mae da tania e tate , meu nome edenilto conhecido como deny.
    desejo a todos muitas felicidades .meu telefone :061 33584369 .

  13. edenilto aragao disse:

    moro em brasilia df ,sou filho de diolino silva aragao e edite nunes moreira ,conhecida como preta.minha vo hoje mora no prodeco ,o nome dela e julia maria da silva minha tia zene ,mae da tania e tate.meu nome edenilto conhecido como deny.
    desejo a todos muitas felicidades .meu telefone :061 33584369 .

  14. QUEM CONHECER RAIMUNDA SIQUEIRA DE AURORA DOS SANTOS ESPOSA DE ARLINDO SIQUEIRA DOS SANTOS NASCIDA EM BAHIA MUNDO-NOVO,
    O NOME DA MÃE DELA E MARIA PEREIRA DE AURORA JOSÉ FRANCISCO DE AURORA.
    ELA TINHA DUAS FILHAS CHAMADAS DE SONIA E FATIMA,

    OBR

  15. OLA MEU NOME É MARIA PEREIRA DE AURORA MEU NOME NOVO AGORA É MARIA DE AURORA COUTINHO.

    SOU FILHA DE MARIA PEREIRA DE AURARA E O NOME DO MEU PAI É JOSÉ FRANCISCO DE AURORA.

    EU ANDO A PROCURAR MEUS IRMÃOS QUE NASCERAM TUDO AI NA BAHIA-MUNDO SOMOS EM 8.

    VOU CITAR AGORA O NOME DELES SÃO RAIMUNDA PEREIRA DE AURORA,DIONÍSIO PEREIRA DE AURORA,NAPOLEÃO PEREIRA DE AURORA,ANTONIO PEREIRA DE AURORA,MARTA PEREIRA DE AURORA E RUI PEREIRA DE AURORA.

    SOMOS EM 4 HOMENS E 3 MULHERES LEMBRANDO QUE LA EM CIMA EU SÓ COLOQUEI 7 PORQUE EU NÃO CITEI MEU NOME.

    A RAIMUNDA NA ÉPOCA TINHA 2 FILHAS CHAMADAS SONIA E FÁTIMA O NOME DO MARIDO DA RAIMUNDA SE CHAMA ARLINDO SIQUEIRA DOS SANTOS ELE ERA ENGENHEIRO CIVIL E RAIMUNDA ERA PROF DE ARTE CULINÁRIA.

    SE O SENHOR ACHAR MEUS IRMÃOS FICAREI MUITO GRATA

    OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇOE…

  16. zuleide disse:

    oi me chamo zuleide morei ai mundo novo quando tinha 7 anos sou filha de osvaldo me lembro da Bete sua irma vilma queria entrar em contato com alguem so para amizade mesmo lembrar minha infancia ai agora to em duvida é ponto novo ou mundo novo se alguem puder me ajudar tambem morei em um lugar chamado covao la ja tinha 13 anos de idade meu pai teve comercio la la tambem tive amigos se alguem tiver alguma informaçao lembro do givaldo/seu irmao ze luiz e tinha uma moça q era irma deles tambem
    muito obrigado

  17. elicio disse:

    Oi Boa noite meu nome e Elicio estou a procura do meu irmão Zeca Pedreira Babosa, Ele trabalhava na estação da Barra de Mundo Novo, e o nome do seu pai era Alvino , se tiverem noticias dele podem me encontra no numero 71 85033195 ou 71 3377-0623 obrigado.

  18. Vanessa disse:

    Procuro por filhos, netos ou bisnetos ou qualquer familiar de Pedro Suzarte ou Sozarte na região de Mundo Novo BA, não tenho certeza da escrita, há anos tentamos fazer a arvore genealogica de nossa familia, porem informações sobre nossas origens se perderam com o passar do tempo quando meus avós migraram para o Paraná a aproximadamente 50 anos. A unica informação que conto é que Pedro Suzarte seria meu bizavô. Qualquer informação enviar para o email Obrigado.

  19. adauto araujo sobrinho disse:

    abração para meu amigos de mundo novo

  20. Humberto disse:

    BANCO DO BRASIL, AG FECHADA POR TEMPO INDETERMINADO, esta escrito na porta de acesso. Lamentavelmente, preocupante e empobrecedor. Enquanto outras localidades lutam por uma agencia bancaria nas suas comunidades a de numero 0109 está ameaçada de fechar, assim está, isto mesmo por tempo indeterminado. Acredita-se que a relação LUCRO BANCARIO x BENEFICIO à comunidade não é levada em consideração. Lembro-me quando criança, via produtores rurais de Capela de Alto Alegre, do alem municipio de Monte Alegre hoje Mairí, montados em burro vinham a Ag BB 0109 fazer suas operações de credito rural, instalado em um predio secular na esquina da praça da cidade. Hoje este bem da comunidade, bem comum a todos, está ameaçado de fechar, simplesmente assim, fechar. Vejo o empobrecimento; mais ainda do nosso povo. Acho lamentavel.

  21. Romario/Marú disse:

    Oi conterraneos, estou precisando manter contato com Dante de Lima, meu e-mail = romarioqueirozneves@gmail.com.

  22. Maria Laura De Souza Telles disse:

    Oi pessoal continuo a procura de informações sobre Manoel Rodrigues Telles nascido em Mundo Novo Bahia em 24/03/34 filho de Francisco Rodrigues Telles e Semiraves Maria Rodrigues,sei que deixou nesta cidade irmãos e uma irmã que se chama Marinalva informações Email mlsbaioco@hotmail.com

  23. Paulino disse:

    Bom dia

    Meu pai nasceu em mundo novo o nome dele é Barnabé Rodrigues da Silva Sobrinho, gostaria de saber se ainda temos algum parente ai em mundo novo se alguem conhecer por favor entre em contato.
    Meu avó Leonildo Rodrigues da Silva,e Avelina Alves da Silva.

  24. Nilton Teles disse:

    Roberto Teles eu sou filho de Judicael da Silva Teles,moro atualmente em Feira de Santana,o nosso pai faleceu a 9 anos atras.
    Email.joseniltonteles@hotmail.com
    Cel.07582807337
    07499847559

  25. ROBERTO TELES disse:

    PROCURO MEU PAI QUE NAO VEJO A MAIS DE 15 ANOS, CUJO O NOME É JUDICAEL DA SILVA TELES, APELIDADO COMO (DICA).
    MEU NOME É ROBERTO DA SILVA TELES, MORO EM ITAPETINGA BAHIA A 100 KM DE VITORIA DA CONQUISTA.

    TELEFONE PARA CONTATO: (77) 3261-6081 (77)9118-4201 (73) 3525-8085 (77) 8158-4677

  26. Voz da população disse:

    Comunicado Urgente

    Comunidade pede socorro

    A população de Alto Bonito vêm sofrendo de um mal, causador de grandes problemas, é ele capaz de devastar a união de uma comunidade inteira, pondo fim ao bem da população, e ameaçando a paz das famílias.
    Estamos nesse momento vivendo esse confronto que apenas se agrava com o passar do tempo, as pessoas estão se esquecendo o real significado da democracia, e levando em conta apenas os seus interesses. Alimentando e tornando esse mal cada vez mais forte e mais destrutivo, sendo ele também conhecido como politicagem, que tantos acreditam ser a nossa velha política, mas no entanto não passa da “política sem conceito” defendida pelo povo.
    A nossa populaçao está dividida pelos que defendem ou não defendem os interesses do prefeito, ou seja essa é a definição de “direito” que nos é imposta, ser cidadão é estar do lado do poder, e somente esses podem opinar, e exercer algum tipo de intervenção nas desições. Portanto a cidadania não é direcionada para alguns, e sim para todos que fazem parte de uma comunidade.
    Durante esse periodo de seca, toda a situação tem se agravado, pois a população de Alto Bonito, tomou a desição de proibir que sejam retiradas grandes quantidades de água para fora, destinando o consumo apenas para a população. Esse movimento gerou controvérsias, pois como sempre a política foi envolvida como sendo a causa principal de tal atitude, e que fique bem claro que muitos participantes da propria população e que também seriam prejudicados caso os reservatorios chegassem a secar, são contra, são totalmente contra que a água será consumida apenas por nós altobonitenses.
    Não é minha intenção criticar o prefeito, pois o que nos falta nada mais é do que união, precisamos de pessoas da própria comunidade que defenda os nossos interesses a frente de qulaquer situação, nós temos sim “representantes”, “fiscais” e demais servidores com o poder de fazer, mas nada fazem, com nada se comprometem, porque esperam que a popúlação aceite tudo o que é sugerido, e o pior é que aceitamos. Aceitamos que o nosso posto de saúde seja fechado por falta de água, aceitamos que pessoas de demais localidades se intitulem nossos representantes, e que qualquer um leve nosso patrimônio, aceitamos que levem o nosso dinheiro e que nos critiquem…Isso não é culpa do prefeito, é a nossa população que se acostumou a ser submissa, a aceitar, e não reinvindica seus direito, porque pouco conhecimento tem deles.
    Precisamos sim do olhar do prefeito, mas necessitamos muito mais olhar por nos mesmos e encontrar soluções favoravéis a todos e não a um somente. Pois os que fazem a diferença muitas vezes ganham pouco e outras não ganham nada, e nem por isso deixam de ser utéis a população, que pensemsos menoos no dinheiro, na política e no poder, vivendo mais para o bem de todos nós.
    Boa tarde!

  27. Andre Santos disse:

    CLEUSA MONTEIRO DA SILVA disse:
    24 de maio de 2011 às 15:01
    ola, preciso conhecer alguns parente de ELISABETE MONTEIRO DA SILVA OU OSTAC dai em mundo novo sou a filha deles. eu CLEUSA MONTEIRO DA SILVA, que nao vejo a 50 anos quando eles me entregaram a um senhor chamado gaduzinho, para mora em salvador eu tinha uns 5 anos, eu so mim lembro que eu morava numa fazenda, GENTE POR FAVOR se alguem conhecer entre em contato Obrigado! NOVO ENDERESO .
    tel. 75 81861555
    e-mail. andresilvasantos68@gmail.com

  28. adelino moreira neto disse:

    olá desejo á todos os mundonovenses um feliz ano novo com muita paz ,saúde,e muito progresso,feliçidades á todos.

  29. Marthilo disse:

    Meu nome é Marthilo,tenho 25 anos e sempre procurei saber mais sobre o meu pai, o nome dele é ANTÔNIO JOSE DE SOUSA XAVIER, ele e minha mae MARIA DE LOURDES DA SILVA se conheceram em 1986 em SÃO PAULO, porem minha mãe não me conta o que aconteceu, as unicas informações que eu tenho é nome dele a cidade (COBÉ)eu tenho uma irmã que não sei o nome e um primo chamado Gilvan (esse eu tenho uma foto muito antiga).
    Gostaria que podessem me ajudar a encontrar algum membro da familia de meu Pai.
    GRATO.
    meu email é Thylinho@hotmail.com.

  30. badega disse:

    desejo á tds mta saude e paz e crei q num futuro proximo estarei de volta a minha rerra bjs DEZINHA….

  31. givaldo mascarenhas disse:

    feliz natal a minha terra. felicidades neste novo ano que se inicia cheio de novos recomeços.

  32. henderson guimaraes disse:

    CONTAS MUNICIPAIS DE MUNDO NOVO BA ACABAM DE SER REJEITADAS PELO TCM, GESTAO DO SR LUZINAR GOMES MEDEIROS 2011.
    IMAGINE A DE 2012.

  33. Provavelmente vou mudar-me para Mundo Novo em breve. Estou tentando buscar informações sobre moradia.
    Se alguém souber de alguem que tenha boa casa para alugar, por favor, me contactem. Vou estar na cidade para conhecer e

    binhomoritz@gmail.com
    (61) 8146-8525
    (61) 3263-0334

    Podem mandar torpedo/sms, um email, deixar telefone que retorno o contato.

  34. EDSON PEREIRA SALES disse:

    Corrigindo o recado colocado logo abaixo, meu email é epsales63@hotmail.com e Alexandrina Celestina Sales e Everaldino Pereira Sales na realidade são meus avós.

  35. EDSON PEREIRA SALES disse:

    Olá pessoal de Mundo Novo-BA, sou Edson Pereira Sales filho de João Pereira Sales nascido em Mundo Novo em 12/06/1933, irmão de José Pereira Sales, Filhos de Alexandrina Celestina Sales e Everaldino Pereira Sales. Procuro algum parente de meus bisavós para dar informações sobre o paradeiro de meu Pai. Alguma noticia por favor me encaminhe um email para epsales32@hotmail.com. Serei muito grato, fiquem com Deus.

  36. bom dia!fzendo pesquisas encontrei este site,e estou muito ancioso em encontrar meu avos maternos que chamam-se carlos moreira da silva ,e minha avo´chama-se luzia moreira da conceiçao sendo mais de minha mae sidelina moreira da costa q ja se encontra falecida a 4 anos e minha mae foi casada com meu pai jose florentino da costa q faleceu qdo eu tinha seis anos de idade (faleceu de derrame cerebral)hj bem dizer me encontro so pois meus irmaos nunca ligaram pra mim ,entao venho por meio deste site pedir q se meu avo ainda estiver vivo ou meus tios,primos,q por favor entre em contato pois a familia q tenho sao vcs pois minha mae sempre teve o desejo de retornar pra rever a familia mas nao tinha condiçoes pois qdo meu pai faleceu ficamos numa situaçao muito critica,meu nome e andre florentino da costa tenho 35a,solteiro,meu telefone celular e 03598609131 vivo/e 035 92143440 esse e meu tim,peço em nome detodo amor fraternal q se exixtir alguem de minha familia q entre em contato comigo pois ja nao aguento mais tantas tristez,so de conversar com um de meus tios ou tias e primos e meu avo ja ficarei muito feliz,desde ja fico agradecido e um grande abraço com muito carinho a todos habitantes de barra do mundo novo!!!

  37. varney disse:

    boa noite!, foi um prazer, ver as fotos da cidade de mundo novo-ba, cidade de meu bisavô Salustiano ribeiro(não tive o prazer de conhecer),e berço da fámilia ribeiro,quero mandar uma braço para meus primos e parentes, e todo o povo de mundo novo, mairi, varzea do porço.
    varney
    Nanuque-mg

  38. Vander Lima disse:

    Boa Tarde. Pesquisando pela internet encontrei o site(aproveito para parabenizar), com informações da cidade de Mundo Novo – BA. Meu avô nasceu nessa cidade. Na epoca a familia dele era proprietarios da Fazenda Palmeirinhas. Gostaria de saber se vcs conhecem e se ainda existe essa fazenda, que faz parte da historia de minha familia. Seria um prazer conhecer primos e ver de perto um pedaço da historia que meu avo fez parte. Tenho planos de conhece a cidade em breve.

  39. Tahinan Pedra disse:

    oh gente me ajuda ai a encontrar meus pparentes eu preciso muito eu sou neto de Francisco do Rosario Pedra filho de Mauricio e Otilia e qualquer pessoa que tiver o sobrenome PEDRA que tem essas pesssoas como parentes na fmilia entrar em contato comigo meu email :tahinantc_13@hotmail.com meu cel:(77)9824-7926 ou entao por este site sempre estarei acessando a procura de informaçoes , portanto se vcs tiverem alguma informaçao entra em contato comigo deixe sua mensagem aqui tb

  40. Luciene,SIENE disse:

    Olá,essa cidade por mais pequena que seja,pra mim vale mais que São Paulo ou qualquer lugar do mundo,foi ai que nasci,praticamente me criei,fiz amigos,inclusive quero por intermedio d vcs,grandes e excelentes locutores,pedir se for possivel mandar muitos bjoss pra Nega da portelinha,Lia,Zan e Baio da barbearia barbeirinho,e que agradeço a Deus todos os dias por ter colocado-os na minha vida,agradeço a vcs pela compreenção e quero pedir que toquem uma musica oferecendo exclusivamente para Baio,METADE DE MIM da VANESSA CAMARGO,eu ainda acredito no AMOR,MUITO,MUITO OBRIGADA QUE DEUS ABENCÕE A TODOS..

  41. Pablo Teixeira disse:

    Olá Solange, prazer em te conhecer, vou deixar meu e mail, acho q posso te ajudar nessa busca, tenho amigos em Alto Bonito, e tem uma pessoa q deverá te ajudar, abç
    pabloandradet@hotmail.com

  42. oi meu nome é nireide sou filha de romilsom conhecido como zom e de crenilda conhecida em mundo novo como nilda.minha avo é preta e meu tio é valter conhecido como valzinho…tenho muita saudades da minha cidadezinha moro em sao paulo ha 10 anos morro de saudades daí…bjosss

  43. Sou neta de Leoncio e Maria Marques.Moro em São Paulo a 35 naos . Amo esta cidade.Meus avós moravam no Covão. Quero visitar esta cidade em breve!!!!!!!!!!

  44. lilia portugal disse:

    Bom dia! Sou filha de Maria das Neves Santana conhecida como DELINA e estou procurando meu tio que se chama João que tem mais de 45 anos que não se ver meus avos são Manoel do Espírito Santo Santana e Dalva Maria dos Santos que moravam em MACAJUBA/BA os seus irmãos são Daniel dos Santos Santana conhecido como NONO, Maria de Lurdes e Ieda Santos Santana tivemos uma informação que ele mora no Jequitibá e três filhos são muito amigo da família de Artur Nepomuceno pai de Elisabete e Cecília nessa cidade meu tio era vaqueiro trabalhava na fazenda lagoa de Davi gostaria da ajuda de vocês para que pudéssemos fazer esse reencontro pois se passaram muitos anos e gostaria de compartilhar essa felicidade com os mesmo.
    desde já agradeço e tenho certeza que vocês irão nos ajudar um bom dia a todos!

  45. @betoperazzo disse:

    Vai ter a cavalgada da Lua?

  46. henderson guimaraes disse:

    O NOME É SUGESTIVO, AVANTE!! As coisas ultimamente e na maoria das vezes nao vai avantek por aquikkk, nao contive a piada, desculpe-me pela brincadeira.
    Mas diga qual o nome de seu pai e sua mae que fica mais fácil.
    Temos um conterraneo, professor mestre de Historia, que poderá te ajudar. Tente contacta-lo pelo Facebook, chama-se RODRIGO LOPES. https://www.facebook.com/rodrigo.lopes.1650

  47. Solange Neves disse:

    O nome do Jornal era ” AVANTE” !!!!

  48. Solange Neves disse:

    Olá!
    Meu nome é Solange Neves e meu pai nasceu em 1929 e morou em Mundo Novo. Meu avô Alcides Pereira Neves foi diretor de um Jornal independente , fundado em 08 de dezembro de 1936. Hoje eu estou preparando minha Monografia do Curso de História pela Unirio-RJ e meu tema está relacionado com este Jornal, o qual tenho 05 exemplares xerocados e que foram deixados para meu pai, hoje falecido. Minha intenção e necessidade atual é conseguir alguma informação sobre esse Jornal. Se alguém puder me ajudar, será uma grande felicidade!
    Desde já agradeço a oportunidade deste espaço tão necessário e comunicação!
    Abraço,

    Solange Neves

  49. Roberval Oliveira disse:

    Em virtude do Cartório do distrito de Alto Bonito, há muito muitos anos ter ocorrido um incendiado; solicito obséquio levantar no Cartório de Mundo Novo BA, ou seja, dar uma busca no Livro de Registros do ano de 1900 pra cá, a data de nascimento da minha avó Bemvinda Oliveira, filha de Francisco Puccino e Arcanja de tal, não sei bem ao certo seu sobrenome; pois pretendemos levantar a árvore genealógica de nossa família que tem origem em Alto Bonito.
    Desde já, sou lhes muito grato!
    Roberval
    PS-Parabéns pelas lindas fotos que foram publicadas de Alto Bonito.

  50. Arnaldo disse:

    VEJA O QUE PODE ACONTECER COM UM PREFEITO, IMPERFEITAMENTE POLÍTICO.

    APRECIE SEM MODERAÇÃO…

    FIQUE DE OLHO NELES…

    Perda de cargo
    De acordo com a Lei Orgânica do Município, o prefeito pode perder o cargo em três ocasiões: por renúncia; por extinção, quando não prestar contas de sua administração nos termos da lei ou perder os direitos políticos; ou por cassação, realizada por meio do voto de dois terços dos membros da Câmara Municipal. O decreto-lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, estabelece os crimes de responsabilidade e as infrações político-administrativas dos prefeitos municipais. Os crimes são sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, e as infrações dependem do julgamento da Câmara dos Vereadores e são sancionadas com a cassação do mandato.

    A apropriação de bens ou rendas públicas, ou desvio em proveito próprio ou alheio; a não prestação de contas anuais da administração financeira do Município, nos prazos e condições determinados, à Câmara de Vereadores ou ao órgão indicado pela Constituição do Estado; a nomeação, admissão ou designação de servidor contrárias à expressa disposição de lei; e a aquisição de bens ou realização de obras sem concorrência ou coleta de preços nos casos exigidos em lei são alguns dos crimes de responsabilidade previstos pelo decreto-lei. Caso seja condenado definitivamente em qualquer um destes crimes, o prefeito perde o cargo e não pode exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

    Já impedir o funcionamento regular da Câmara; descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro; ausentar-se do Município, por tempo acima do que é permitido em lei, ou afastar-se da Prefeitura, sem ter autorização da Câmara dos Vereadores; e proceder de forma incompatível com a dignidade e o decoro do cargo estão entre as infrações político-administrativas determinadas pelo decreto-lei.

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia