Por Dante de Lima
O poeta Romildo nasceu em Mundo Novo, no dia 22 de outubro de 1928. Filho de Torquato Marcelino Miranda e Joanna de Lima Miranda (D. Joanita). Cursou o fundamental em Mundo Novo e o secundário no Colégio Carneiro Ribeiro, em Salvador. Diplomado em Ciências Contábeis pela Escola de Comércio da Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia. É funcionário público estadual (aposentado, fazendeiro e poeta nas horas vagas). Publicou dois livros de poesias: “Trapos e Meditações” e “Trovas que, às vezes, Travam”. Eis uma de suas poesias dedicada a Mundo Novo.
Mundo Novo
Meu patrão num brinque não
Qui essa minha falação
É tudo qui é verdade
Do povo dessa cidade
De grande situação
Zé Carlos, cabra da peste,
Sirivana do campestre
Não achou o qui fazê,
Andô discubrindo mata
Campo, rio e cascata
Pra mostrá pra vosmincê,
Disse insutiasmado:
-Povo, quieta da jornada,
Deixa a lua iluminada
Miorá o seu sabê…
E andano, andano de novo
Na viagem cum seu povo
Discubriu as terra nova
E falando em sua trova:
– Estamos em um Mundo Novo!
CONHECI ROMILDO EU AINDA ERA GAROTÃO DE 16 ANOS QUE LEVAVA A ARRECADAÇÃO DA COLETORIA DE MAIRI PARA RECOLHER EM MUNDO NOVO, E AÍ ENQUANTO ESPERAVA RAPAMUNDO RETORNAR COM A RURAL EU FICAVA NA COLETORIA DE MUNDO NOVO BATENDO PAPO.
OS ANOS PASSARAM E EM 1984 VOLTEI A MUNDO NOVO COMO FISCAL CONCURSADO PARA TRABALHAR COM ROMILDO, OCASIÃO EM QUE RECEBI UM LIVRO AUTOGRAFADO DE ROMILDO ” AS TROVAS QUE AS VEZES TRAVAM ”
POR DIVERSAS VEZES ALMOCEI NA CASA DE ROMILDO E EM ALGUMAS VEZES FUI COM ELE ATÉ SUA FAZENDA.
DE VEZ EM QUANDO EU UTILIZO ALGUMAS FRASES E PENSAMENTOS DE ROMILDO NA SEFAZ.
TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM DOIS MUNDONOVENSES ARLINDO PETILO E ROMILDO
EXCELENTE COLEGA UM SER HUMANO EXTRAORDINÁRIO !
UM ABRAÇO
Apreciei a poesia do poeta Romildo Lima Miranda,e para minha maior surpresa,constatei que êle é meu primo carnal pois o meu pai (Arlindo Marcelino de Miranda) era irmão do Tio Torquato, por gentileza transmita ao Romildo as minhas felicitações e que gostaria muito de ter contato com o mesmo, para que possamos atualizar a agenda.
Abraços, Orlandi Miranda.