Um Carnaval que ressurge das cinzas « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Um Carnaval que ressurge das cinzas



Por Neuma Dantas – Jornalista

Entidade incendiada, o carnaval de Mundo Novo começa a ressurgir aos poucos, porém com a força de um deus mitológico. Assim queremos nós, assim vamos lutar para promover as condições de renascimento da festa. Desejamos, sim, muitos de nós, mas não pense que é fácil. É preciso criar consciência de comunidade, é necessário relembrar que nosso lugar escolhido para viver é o retrato das nossas ações, de como a tratamos, da forma que acompanhamos sua administração, e, sobretudo, de como contribuímos para seu bem comum.

No intento de continuar a revitalização da folia momesca, foi criada uma comissão para melhor organizar o evento e distribuir tarefas. Na prática, o esforço foi concentrado nos ombros de Janete Guimarães e Lucas Parente. Creiam, para concretizar uma festa dessa natureza, há de trabalhar muitas mãos, mentes e vontades com a mesma disposição de usufruí-la.

Sabemos que o Estado é o promotor maior do bem estar geral, os representantes escolhidos são os primeiros responsáveis pelas políticas de saúde, moradia, educação, segurança, lazer etc. Entretanto, assim como cabe à população fiscalizar os governos constituídos, nada impede, enquanto sociedade civil, de se produzir meios para melhoria da comunidade. Ou seja, quanto maior a participação popular, menor a dependência do poder público. Tal iniciativa, diga-se, não isenta os deveres públicos.

Ser festivo é uma característica dos mundo-novenses, o Carnaval faz parte da nossa história, por que então não investimos energia para revivê-lo com toda sua alegria e irreverência? A cidade tem carências de lazer como muitas pequenas cidades, se queremos nos divertir vamos nos mover para que isso aconteça, portanto, a avaliação do carnaval de Mundo Novo deve ser feita comparando o nível de envolvimento da população. Oportunamente, convidamos filhos e amigos da terra a acreditar no seu poder político de movimentar socialmente a cidade, de trabalhar para vivermos finais de semana mais alegres, de organizar festas, de comparecer aos salões de dança, de fazer e não só esperar acontecer. Trata-se de um comportamento cívico que resultará em benefício para todos.

Lembramos ao comércio que o patrocínio ou a publicidade traz retorno substantivo às empresas. Aos habitantes também esclarecemos que contribuições podem ser feitas não só em dinheiro, mas em comparecimento às reuniões emitindo sugestões, receber visitantes, ajudar na decoração, em recolher recursos, propagar o evento, enfim, a participação ou apatia do povo vai classificar a festa como boa ou ruim.

Assim, pelo intenso empenho de seis/ sete pessoas, somado ao modesto auxilio da Prefeitura, a contribuição da maioria dos vereadores, de parte do comércio, de ilustres personalidades sensibilizadas com a proposta e da presença do povo, consideramos que o carnaval foi muito bom. Não se esqueça, depende de nós o brilho ou a opacidade do ambiente em que vivemos.

Que possamos criar nova mentalidade, sentir orgulho de pertencer e amar essa terra.



Leia mais:



6 comentários para “Um Carnaval que ressurge das cinzas”

  1. Ana Paula disse:

    Onde estão as fotos do Carnaval 2011. Por que não colocam neste sítio. Fico no aguardo. Obrigada…

  2. Rafael Rodrigues disse:

    Foi o melhor carnaval!!!
    que ja vi em mundo novo!

  3. Luiz Baia disse:

    Olá Neuma !Como é satisfatório saber, que existem pesoas que lutam por ideais , em defesa de uma causa em que poucos acreditam e pior na sua maioria , alem de não haver uma participação em numero maior , se dão ao luxo de fazer criticas sem nenhum embasamento ,como se esperassem uma big festa sendo que a cidade como é sabido, não tem estrutura para isso. Acho legal a sua luta espero que consiga tirar o mínimo possivel de intersse, desses mundonovenses, pára que possamos futuramente termos orgulho do carnaval e possamos ter consciência, que nós, só nós podemos fazer a festa e torna-la a cada ano melhor.
    Que pessoas como você, Vanderlan e mais alguns apaixonado por essa cidade, não desistam, continuem com esse tino,de um dia termos uma cidade em que possamos nos orgulhar de verdade e não porque estamos longe e nos orgulhamos assim mesmo , Não: tem que ser uma coisa verdadeira. Digo isso porque participei diretamente de alguns anos, em que o carnaval, era motivo de satisfação ,prazer e muita folia.
    Deixo aqui o meu apoio. Acompanho seus comentários, assim como os de Dante. Não os conheço pessoalmente , mas fico feliz em saber que apesar de tudo há pessoas como vocês.
    Abçs.
    Luiz Baia

  4. Galego disse:

    Grande Ademar
    Faço minha suas palavras, é isso.
    Galego

  5. Ademar disse:

    Olá Neuma,

    Uma grande mundonovense, com o desejo de gritar bem alto lá do topo da Santa Cruz, assim é você. Acredito que você tenham um circulo de amigos que também tem o mesmo desejo: Por exemplo, “Vanderlan Sampaio, Dante Lima, Eduardinho entre outros”, estes amigos são pessoas extremamente competentes, pessoas de nossos conhecimentos, e logicamente da sociedade mundonovense, conhecemos suas historias , sabemos de seus desejos perante a cidade de Mundo Novo, por que não subirem ou desceram a serra de mãos dadas, em prol de uma sociedade unida, guerreira, voltado a um brio cívico que enriqueça o nosso MUNDO NOVO como os bons tempos dos Carnavais, dos encontros na antiga Lyra, dos vai-e vem na praça após a missa aos domingos. Isso é possível sim, pois Mundo Novo precisa ser visto como uma cidade pequena, onde a sua mior riqueza teria que ser a própria população, a união dos povos, os prazeres, a paz, o amor e não uma cidade voltada para os problemas dos grandes centros como vem ocorrendo, sem expectativa, aparentemente uma cidade triste, sem nenhum desejo.

    Grite bem alto Neuma,

    Bjs.

  6. Querida Neuma!

    Sempre leio e gosto muito das suas publicacoes e acredito muito nas suas opiniões. Agora sei que o nosso Carnaval foi um sucesso, como eu já sabia que o seria.
    Quero aproveitar para mandar um forte abraco para o nosso grande Bagdad. Beijos, e lembranças a todos de Mundo Novo.

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia