Padre Frans Verhelle
Praça Senador Cohim, 29
44800-970 Mundo Novo – Bahia

Ofício 03  – 2010

Assunto: Os problemas recentes na Câmara de Vereadores.

Mundo Novo 22 de março 2010

Ao Excelentíssimo Marcos Fábio Petilo Gomes
M.D Presidente da Câmara de Vereadores de Mundo Novo
Aos Vereadores da Câmara Municipal de Mundo Novo
Aos Mundonovenses.

Faz-se sete anos que estou assistindo às sessões da Câmara de Vereadores de Mundo Novo. As atividades da Câmara sempre foram construtivas, mesmo com as observações da oposição.Acho que neste momento a Câmara se encontra numa situação critica que vem impedindo, qualquer trabalho sério a favor da população Mundonovense.

A Câmara  Legislativa é um órgão muito importante para promover o bem-estar dos cidadãos do nosso município.A Câmara tem como objetivo principal elaborar leis e projetos que promovem o desenvolvimento global da nossa cidade em todas as áreas significantes da vida comunitária: na economia, educação , saúde, lazer, social, ecologia etc. Todas as iniciativas dos vereadores devem promover  : “uma sociedade justa e fraterna, calcada na paz social, no desenvolvimento do bem- estar de todos, sob a proteção de Deus “ ( Lei Orgânica do Município de Mundo Novo – Preâmbulo)

Na minha avaliação e na opinião de muitos cidadãos de Mundo Novo a Câmara não cumpre mais esta missão. As duas últimas sessões da Câmara não correspondem aos objetivos pacíficos  da Câmara como mencionados na Lei Orgânica. Lamento profundamente esta situação.

Não cabe ao padre indicar e analisar as causas desta crise. Isso é a função do Presidente da Câmara e dos vereadores eleitos pelo povo. Mas é obvio que uma solução rápida  e construtiva esta se impondo. Como Padre, queira lembrar-lhes algumas frases da liturgia do domingo passado:

“ Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos.Faz coisas novas que devem surgir como um rio que corre na terra seca. Faz brotar água no deserto para dar de beber ao povo e este povo cantará seus louvores.Quem  dentre vós  não tiver pecado seja o primeiro para atirar uma pedra.”

Atenciosamente,

Frans Verhelle, vigário de Mundo Novo