Viagem a cavalo – Mundo Novo ao Capão/BA « Mundo Novo – Bahia

"...uma poesia nas quebradas do sertão..."
(Wilson Aragão)

This movie requires Flash Player 9

Viagem a cavalo – Mundo Novo ao Capão/BA



Neste sábado, dia 25/06, oito amigos do Grupo Cavalgada da Lua de Mundo Novo/BA estarão partindo para uma viagem a cavalo que há muito era planejada e desejada.
Esta não será a primeira, pois em 2006 este mesmo grupo fez uma viagem de dois dias de Mundo Novo a Rui Barbosa/BA. Porém, desta vez, a programação é de cavalgar durante oito dias. Que beleza!
O grupo homenageia um amigo que acaba de completar 90 anos de vida e parte deles trabalhou na vida de gado, foi tropeiro, tangendo boi de Minas Gerais para Bahia e até o Ceará. Este amigo é Dé Pedreira e, nesta homenagem, batizaram a viagem de “Comitiva Dé Pedreira”.
O Grupo confeccionou camisa da Comitiva Dé Pedreira e nela consta um trecho da música de Luiz Gonzaga “Vida de Viajante”. Pra o grupo, existe um trecho da música que representa bem a vida do tropeiro transportando o gado por este mundão de Meu Deus: “Chuva e Sol, poeira e carvão, longe de casa e a saudade no coração”.
É com este espírito de tropeiro que a turma decidiu deixar de lado as viagens de férias através de aviões, carros, ônibus, etc. e seguir esta viagem em seus cavalos, burros e mulas, curtindo a beleza da natureza, simples como ela é!
É isso aí pessoal, a saída será dia 25/06 em Mundo Novo e no dia 26/06 mais seis amigos de Rui Barbosa entram na Comitiva com seus animais juntando-se ao grupo.
Estes seis amigos, juntamente com mais um do Grupo Cavalgada da Lua, seguem viagem até Bom Jesus da Lapa para fazer suas orações e agradecimentos.



Leia mais:



13 comentários para “Viagem a cavalo – Mundo Novo ao Capão/BA”

  1. Maurilio Dias de Araujo disse:

    Mundo Novo é assim
    Uma terra sem fronteira
    De vaqueiros afamados
    E de gente hospitaleira
    De muito amigo valente
    Que enfrenta o batente
    COMITIVA DÉ PEDREIRA

  2. Galego disse:

    Hendo, num quero o que rapaz? tu é doido!!!!! já fiquei morrendo de inveja porque não estava ai pra ir junto.
    Pena que não poderei estar presene nesse samba, pessoal de primeira heim?
    Não vai ser dessa vez que irei ao coqueiro do Eduardo KKKKKKKKKKK
    Valeu
    Abraços

  3. hendo disse:

    Galego, toin barrao me arrumou uma copia do DVD da viagem ao capao, show de bola, se quiser te mando uma copia. a melhor parte é os caras dormindo no hotel “mil estrelas” kkkkkkk entende??? tive em MN no feriadao, mas nao morri graças a deus KKK
    vai rolar um samba da porra domingo que vem no Coqueiro de Eduardo, bule bule vem, e vai estar a trupe toda: bel e silvano, guto e sapatao, reninha, pedro e joabe, zé de otavio entre outros.
    Vai ser uma celebração musical, pena que nao poderei ir…
    te interessa ir no coqueiro de eduardo??? kkkk

    abraçao
    hendo

  4. ROGERIO(FILHO DE NANE disse:

    Ha dez anos,fora da minha terra natal fico contete em sber que a tradição do nosso municipio ainda continua esse valor pela vida agricola e rural.Vida a qual eu sou apixonado quero deixar meu abraço e agradecimento por todos voces que Deus abençoe a todos e não deixe esta cultura morrer.

  5. Galego disse:

    Toi, voces fizeram uma viagem dessas e será que não teve nenhum registro fotografico? num acredito!!!! publica algumas ai vei pra deixar a gente com mais inveja kkkkkk
    Galego

  6. Luiz Antonio do Amaral Pereira disse:

    Ah! sim esse Luiz Antonio aí é Toê Barrão

  7. Luiz Antonio do Amaral Pereira disse:

    Eu também participei dessa tropeada juntamente com os companheiros:José Roberio,Celso Almeida,Valdenor Nunes,Guto Trindade,Rogerio e Ricardo Meireles,Eliomar,Igor,Gustavo e o pai Luis Barroso. Saindo de Mundo Novo se incorporando ao grupo na Cutia, Marcos e Batata oriundos de Baixa Grande,Jr Pires,Jorbas Nascimento,Rosalvo Azevedo, Luisinho e Toisinho de Rui Barbosa Tonico se integrou ao grupo em Palmeiras sendo que ele é de Seabra.
    Eu fui no apoio montei apenas de Lagedinho ao Assentamento do Pega em Vagner. Obs. sou o mestre cuca da tropa.A desculpem-me se omiti algum nome

  8. José Humberto, Guzerá da Lagoa disse:

    E louvavel a iniciativa dessa cavalgada. Não sendo a primeira e não será a última, tenho certeza que está apenas começando. Lembro-me destas comitivas realizadas pélo meu pai que passava 15, 20, 30 ate 60 dias em comitiva a busca de poltros no alto sertão, como assim era chamado. A mula boneca, transportava as malas de couro, de um lado mantimentos da cosinha, do outro os demais acessorios para acampamento. Com arreios de cangalha completa, peitoril com varios sinos, chamados cincerros, anunciava por onde passava a comitiva. Se for detalhar a qui dá um livro, então sumariamente lhes digo, QUE DEUS ILUMINE OS TROPEIROS, QUE TUDO DE BOM LHES ACONTEÇA

  9. Ari Peixoto disse:

    Nosso amigo Zezé Medrado disse tudo. Desejo também, e tenho certeza que será assim, que este evento seja repleto de emoções positivas e que se torne um grande marco, lembrado não só pelos amigos e mundonovenses, sobretudo pela Bahia. Sinto-me honrado por ser amigo desta família.

  10. ZEZÉ MEDRADO disse:

    Homenagem mais do que merecida ao nosso “Tio” Dé Pedreira, representante maior destes homens que ,anonimamente, impulsionaram a economia do querido Mundo Novo. Que esta comitiva vá e volte com o Bom Deus. Chegando na Lapa do Bom Jesus, que a oração seja um agradecimento pelos 90 Anos deste nosso Herói que montando na sua Mula “Sombra da Tarde”, construiu uma Bela história de vida ,muito bem retratada no seu Livro intitulado ” Itinerário de Um Sertanejo, que no meu modesto entendimento, devia ser de Leitura Obrigatória nas Escolas Municipais de Mundo Novo.

    SALVE-SALVE OS NOVENTA ANOS DE DÉ PEDREIRA !

  11. Juliana Rosendo disse:

    Que Deus os acompanhe e q esta seja uma viagem repleta de muitas alegrias…

  12. aninha disse:

    boa viagem que deus acompanhe todo vcs.saudades da minha terra querida

  13. Galego disse:

    Ah se eu tivesse ai pra botar meus pangarés na estrada.
    Desejo aos tropeiros uma excelente viagem, que Deus possa acompanha-los, divirtão-se da melhor maneira possivel, e se por acaso se lembrar do amigo, encha um copo de cerveja, ou uma dose de pinga pra mim.
    Vão com Deus
    Abraços
    Galego

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree


Notícias

Ver todas


contato@mundonovoba.com.br | www.mundonovoba.com.br
2010 © Mundo Novo Ba | Utilizando CMS:Wordpress
Produzido por: Ivo Chaves
Agência Digital ZWA - Salvador - Bahia