Domingo 28/03/2010, o Independente ficou numa situação privilegiada é o primeiro finalista desta edição do Campeonato 2009/2010, e está de camarote esperando o vencedor de Grêmio e Jequitibá dia 11/04/2010 para fazer a grande Final no dia 18/04/2010.

O Independente chegou à final após disputada partida contra o Juventude.

O jogo começou truncado as equipes se respeitando, com ambas equipes muito presas no meio de campo. O Independente entrou com 3 volantes, Ilder, Naninha que atualmente disputa o campeonato Cearense, e Mitinho, este com pouco mais de liberdade. Liberava seu lateral direito Giovani, que estava nervoso na marcação de Vertinho e não articulava bem as jogadas. O Juventude jogava parecido prendeu sua zaga, sem liberar os laterais e os dois bons volantes Mimí e Day também ficaram presos, ficando desta forma os dois times dependendo das articulações dos seus bons meias pelo Independente Nego Dílson Jogador experiente de Vários intermunicipais e do vice artilheiro do campeonato Buba, mas o ataque não concluía as jogadas. O Juventude também tentava articular as jogadas com seus bons meias Juninho de 18 anos (já jogou na base do Corinthians/SP) e Maciel, porém distantes dos atacantes Vertinho e Eudes que tiveram poucas oportunidades, mesmo assim o Independente quase abre o placar através de seu atacante Rincon que cara a cara com o goleiro Lula jogou para fora raspando a trave e logo depois sozinho errou a cabeçada.

No 2º tempo o jogo ficou mais aberto, no Independente a entrada de Tetêo no lugar de Mitinho que já estava amarelado e as subidas dos dois volantes Naninha e Ilder surtiram efeito positivo,

Mas de certa forma estéreo ao Independente, houve uma alternância de predomínio entre as equipes que queriam chegar ao gol, mas o ataque do Juventude teve uma tarde apagada, e as melhores chances e reais de abrir o placar foi novamente do Independente com Naninha chutando no travessão pegando um rebote de dentro da área, levando muita infelicidade no lance e outra oportunidade com Tetêo dentro da grande área sozinho, chutou rasteiro para fora.

A prorrogação foi muito parecida com o tempo regulamentar, com ambas as equipes buscando o gol mas, sem conseguir dar a felicidade a seus torcedores que lotaram o Estádio, fazendo uma linda festa.

Na disputa de Pênaltis na série de 05, as penalidades foram tão bem batidas que o excelente árbitro Rosalvo Mota comentou “ só vamos sair daqui amanhã” . Realmente o nível técnico dos jogadores era muito bom, mas como pênalti é loteria o atacante do Juventude Eudes bateu rasteiro, porém fraco no canto direito e o grande goleiro Zé Balão ex Galícia foi buscar decretando o fim do sonho do bom time do Juventude conseguir este ano seu 1º título municipal, e correu pra comemorar dando a esperança da grande e festiva torcida do Independente sonhar com o Bi-Campeonato Municipal.

A arbitragem ficou por conta do central Rosalvo da Silva Mota (FBF), Adaílton José de Jesus ( FBF/ CBF) e Antônio Ferreira Conceição – Ferreirinha (FBF) todos com ótima atuação e ficaram agraciados com o nível do Campeonato.

Juventude: Lula, Thiago, Berg, e Cesse ( Marcelo) , Mimí e Day, Juninho, Maciel ( William), Vertinho e Eudes.

Independente: Zé Balão, Giovane, Alécio, Lula e wedson, ( manani ), Ilder, Naninha, e Mitinho, Nego Dílson, Buba e Rincon ( Boi )

PRESTAÇÃO DE CONTAS SEMI-FINAL INDEPENDENTE 0 X 0 JUVENTUDE em 28 03 2010 INDEPENDENTE FINALISTA