Por José Robério Alves de Almeida:

Os diversos municípios do Brasil, inclusive os da Bahia, têm passado por inúmeras dificuldades financeiras para executarem seus projetos e implementarem alternativas de desenvolvimento local, principalmente depois do corte no FPM – Fundo de Participação dos Municípios, pelo Governo Federal.

Uma alternativa para sanar esse problema é apresentar projetos nas diversas fontes de financiamento existentes, tanto na esfera federal quanto estadual, pois esses recursos têm proporcionado a vários municípios e entidades, executarem seus projetos principalmente nas áreas de infrtaestrutura, lazer, esporte, etc.

Porém é preciso ficar atentos, pois o meio de divulgação nem sempre é acessível para a população em geral. A prova disto é o Ministério do Esporte que desde o início do ano até dezembro de 2010 está recebendo proposta dos municípios e entidades que tiverem interesse em executarem projetos, através de contrato de repasse, para modernizar áreas para a prática de esporte e lazer, assim como instalações e equipamentos, garantindo a acessibilidade da população, principalmente dos jovens, a espaços esportivos modernos. Mas, essa informação chega pra poucos.

Por tanto, os municípios e entidades deverão manter um setor para essa finalidade, que possam estar atentos e apresentarem as inúmeras propostas. Assim, os proponentes deverão ter o cuidado para na oportunidade de apresentação de propostas, fazerem com qualidade, munidos de plano de trabalho, planilha de cálculos, plantas arquitetônicas, especificando o tipo de instalação ou equipamento pretendido, como por exemplo: quadras esportivas, campo de futebol, ginásio de esportes, complexo esportivo, pista de atletismo, equipamentos entre outros, além de esclarecer se os recursos serão destinados para construção de empreendimento novo, ampliação ou modernização de instalações esportivas existentes no município.

É importante que os municípios e entidades que tiverem interesse em apresentarem suas propostas, consultem o SICONV – Sistema de Convênios do Governo Federal e o site do Ministério do Esporte.

Quem sabe Mundo Novo não possa aproveitar essa oportunidade e apresentar suas propostas para revitalização do esporte, tanto na sede do município quanto nos distritos e povoados?